segunda-feira, 29 de julho de 2013

O que Deus abomina ....

Pv. 6:16-19 "seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma ABOMINA: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contenda entre os irmãos."


Este versículo nos mostra que existem sete coisas que a Deus aborrece, vejamos especificamente cada parte:

1. Olhos altivos


O homem que é movido pelas emoções e seduzido por vozes estranhas, que não são a voz de Deus, é levado por ventos de doutrinas diversas e se perde em sua caminhada e até ministério. Quando perdemos a direção, tiramos os olhos do Senhor e o fixamos em nós mesmos, entrando por uma rota de ruína. Ter olhos altivos significa achar que podemos fazer tudo; que somos auto-suficientes e esquecemos que existe um Deus, porém, Ele não deseja que façamos além do que é pedido. Isso é perigoso, pois nos leva a caminhar na força do nosso próprio esforço, envolvidos em nossos pensamentos, com isso deixando de ouvir a voz de Deus. O livro de Provérbios, nos ensina que o homem que anda em seus próprios caminhos e não segue a Deus, acaba por caminhos de morte (Pv. 14:12) e quando esquecemos de nosso criador revelamos o nosso egoísmo e egocentrismo, cuidando de satisfazer nossos caprichos, esquecendo do Pai das bênçãos, aquele que nos abençoa e nos faz prosperar. O homem que é seduzido pela luxuria entra numa rota de destruição, física e Espiritual, pois seu discurso é direcionado para o seu próprio “Eu”, portanto, “A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito, a queda” Pv. 16:18. Guarde o seu coração do mal e os seus lábios de falar engano, Deus quer que você confie nEle e deixe-o ser o condutor da tua vida, o Senhor das tuas ações e o Auxiliador perfeito, você só precisa ter fé.

2. Língua mentirosa


Quando proferimos mentiras, com língua mentirosa, assinamos uma sentença contra nós, no texto acima, a bíblia diz que Deus abomina a mentira, em Pv. 21:28 diz: “A falsa testemunha não ficará impune, e o que profere mentiras não escapa” Pv. 19:5; Ef. 4:25; ITm. 4:1,2. A punição de Deus é severa aos que entram por este caminho de iniquidade, pois a mentira leva o homem a ruína, e uma mentira sempre vem a tona Pv. 12:19. A bíblia nos fala em Mt. 10:10 que.. “o ladrão vem somente para roubar, matar e destruir, O diabo quer roubar sua unção e destruir sua vida, pois toda mentira e desmascarada. Se o diabo é o “pai” da mentira (Jo. 8:44), porque não lembramos disso quando mentimos, enganamos pessoas para nos favorecer, quem mente é filho do diabo e se associa a ele. Só usamos a verdade para nos favorecer e beneficiar, porém a bíblia diz que o nosso proceder deve ser sim,sim, não, não, o que passa disso é do diabo... (Mt. 5:37) Deus é verdade e requer de nós autenticidade no que falamos. A nossa boca reflete a quem servimos, se a Deus ou ao Diabo. Col. 3:9 “Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos”,mentir traz conseqüências catastróficas para vida de uma pessoa, tanto quem conta a mentira quanto quem é o alvo dela, se eu sou nova criatura em Cristo, preciso arrancar tudo aquilo que pertencia ao meu modo de viver no mundo. Mentir por medo não justifica o pecado, a verdade sempre traz livramento. A verdade é a base do trono de Deus, Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” Jo. 14:6, Ele quer de nós a verdade, sejamos fiéis. Não deixe o diabo te dominar.

3. Derramar sangue inocente


O texto também fala sobre derramar sangue inocente. Um exemplo claro disto é o comportamento de Caim com Abel. Quando a inveja tomou conta do coração de Caim, ele ficou tão cego que cometeu o assassinato de seu irmão. A inveja neste caso, é uma arma que aponta para o mal. Não só a morte física, mas espiritual. Se observarmos o comportamento da igreja hoje, veremos em muitos crentes, líderes e autoridades espirituais, este sentimento de inveja e isto tem bloqueado o crescimento de muitos. O que anula este sentimento é a humildade, como declara a palavra: “considere os outros superiores a si mesmo” Fl. 2:3, nunca ache que você sabe tudo, nunca ache que você pode tudo, nunca ache que você tem tudo.

Devemos estar sempre prontos a aprender, sempre prontos a nos submeter, sempre prontos a receber, isso é humildade. Deus recebeu a oferta de Abel porque ele o fez de todo coração,escolhendo o melhor de seus rebanhos, porém Caim ofereceu com descuido o mais comum dos frutos da terra. A oferta em si não interessa a Deus, mas a sinceridade dos sentimentos. O coração de Caim era inclinado para fazer o mal, nos versículos 5 e 6 de Genesis 4, Caim irou-se e ficou carrancudo, e Deus chamou a sua atenção, e alertou para que ele dominasse o desejo de pecar. A competição entre eles gerou o desejo de vingança e isso levou Caim a matar Abel. Quantos Cains existem em nossas igrejas que movidos por inveja, destroem emocionalmente a vida de uma pessoa, o chamado e até as fazem apostatar da fé por suas atitudes mesquinhas e egoístas? Pela Ira, Caim matou Abel , ele derramou sangue inocente, e você, está a ponto de matar alguém por causa da sua ira? Precisamos sondar os nossos corações, e pedir que Deus nos coloque de volta em Seus caminhos nos desviando do mal. “Irai-vos, e não pequeis; consultai no travesseiro o vosso coração, e sossegai.” Sl. 4:4

A Lei do assassinato - Mt. 5:21,22 “Ouvistes que foi dito aos antigos; Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que[sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: tolo, estará sujeito ao inferno de fogo”.

4. Coração que trama projetos iníquos


O coração é enganoso e leva o homem a tomar decisões erradas. O pecado para ser concretizado começa na mente, onde é maquinado o mal. Feita a estratégia o homem a executa. Deus não abençoa nem faz prosperar quem engana, nem quem quer tirar vantagem da situação alheia. “há fraude no coração dos que maquinam o mal, mas alegria tem os que aconselham a paz”Pv 12:20. Cada pessoa tem aquilo que merece, segundo aquilo que ela planta, em Pv 12:14 nos adverte que as palavras produzem o fruto, tal como as ações.“Do fruto da boca comerá o bem, mas o desejo dos pérfidos é a violência” Pv. 13:3.

Os projetos feitos a base de engano e extorsão nunca durarão muito, pois está construído com bases da maldade. “Se, pois, não vos tornastes fiéis na aplicação das riquezas de origem injusta, quem vos confiará a verdadeira riqueza?” Lc. 16:11.

A nossa iniqüidade nos separa de Deus, Ele esconde o Seu rosto de nós e não nos ouve, Is. 59:2, você sabe porque Deus não responde algumas orações? Porque há iniqüidade, maldade, mentira, são orações tortuosas, que levam a caminhos tortuosos. Existem homens que levam seus amigos por caminhos de perversão, pois se alegram com a sua derrota, Pv. 16:29. “Quem fecha os olhos imagina o mal, e quando morde os lábios o executa” Pv. 16:30.

Que os seus projetos sejam abençoadores e que os seus pensamentos sejam sempre agradar a Deus.

5. Pés que se apressam a correr para o mal


Muitas pessoas, tem a tendência para fazer o mal e correm para executar sua maldade ou pecar. Aparentemente são pessoas “santas”, mas na realidade são superficiais, quando o pecado bate a porta e encontra oportunidade em seus corações, rapidamente se desviam para o mal. É o líder de louvor que levava o povo à adoração e foi descoberto em fornicação, é aquela ovelha santa que tinha um grupo de oração na sua casa e deixou o marido pra viver com outra mulher, é o pastor ungido que trazia uma palavra abençoada e caiu em adultério, todos com históricos familiares e legalidades abertas em suas vidas. Pés que correm apressadamente, no impulso, na empolgação, no entusiasmo de algo novo, diferente, e proibido. A palavra de Deus declara: “Eu os exorto, portanto, irmãos, tendo em vista as misericórdias de Deus, que se ofereçam em sacrifício vivo e separado para Deus.Isso irá agradá-lo, pois é a “adoração do templo” lógica de vocês. Em outras palavras, não se deixem conformar aos padrões do olam hazeh(do mundo). Em vez disso, continuem se transformando mediante a renovação de sua mente, para que saibam o que Deus deseja, e todos concordarão que seu desejo é bom, satisfatório e fadado ao êxito.” Rm. 12:1,2 (Novo Testamento Judaico - David Stern).

A iniqüidade sempre bate a nossa porta, cabe a nós mandá-la embora. São tantas situações que aparecem em nossa vida que vem provar nossa integridade, principalmente aquelas quem envolvem dinheiro e santidade. Suborno, dinheiro ilícito, nota fria, preços abusivos, extorsão, mentiras, falcatruas, etc, tudo isso nos leva a iniqüidade, pessoas que correm para estas coisas com o intuito de ser favorecido, não importando os meios para que isso aconteça. Pv. 17:22.

Pv. 11:1 também diz: "balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o Seu prazer".

Deus quer de nós fidelidade. Homens e Mulheres justos perante o homens e conseqüentemente, perante Ele.

Jesus disse em Lc. 16:10-15: "Quem é fiel no pouco também é fiel no muito, e quem é injusto no pouco também é injusto no muito."

Nossa fidelidade é testada nas pequenas coisas, pois assim se refletem nossas atitudes. Quando somos infiéis na administração dos bens de outrem, demonstramos que não somos dignos de receber muito para nós mesmos, existem pessoas que não são corretas em suas empresas, dão nota fria, sonegam impostos, colocam o preço do produto 300 vezes mais caro, vendem caro algo que não tem valor, etc. Deus quer nos abençoar, mas nós anulamos as suas bençãos com nossas atitudes erradas. Se andarmos debaixo dos princípios de Deus, teremos bonança e seremos abastados.

Sejamos prudentes, fujamos de todo mal, tenhamos um coração bondoso e busquemos sempre o bem. “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado” Pv 19:2.

6. Testemunha falsa


“A testemunha falsa condena o inocente, mas a verdadeira livra almas”(Pv.15:25). 

Precisamos procurar sempre a verdade, pois a verdade liberta, todo aquele que engana a seu irmão e retribui mal com mal, vai colher segundo a sua obra (Pv.24:28,29). Para ser justo, precisamos SEMPRE ouvir os dois lados, pois sempre há dois lados, cabe a nós ouvir e julgar com sabedoria e equilíbrio, pois nem sempre as pessoas que amamos estão certas e precisamos ser imparciais nisso EM AMOR. Muitos vivem a mentira como verdade e condenam pessoas com seu discurso mentiroso e fraudulento convencendo, muitos a seu favor. “Deus não é homem para mentir, nem filho do homem para que se arrependa” Nm 23:19 Deus é justo, “Justiça e juízo são a base do Teu trono; misericórdia e verdade vão adiante de Ti” (Salmo 89:14) quem se beneficia falando mentiras de alguém e servindo como testemunha que não viu mas disse que viu Pv 12:17, e omite a verdade, compactua com o pecado do mentiroso e é penalizado por Deus. “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” Jo 8:32.

Precisamos lembrar que o reino de Deus é movido por princípios e que eles são eternos. Quando desviamos o nosso coração da verdade e do amor de Deus cometemos perversidade e o nosso testemunho pode condenar um inocente e fazer dele réu a vida toda. Talvez isso livre a nossa cara e desvie a atenção de nós para outra pessoa, fazendo com que todos acreditem que você é o bonzinho, e a outra pessoa a má, porém Deus conhece o seu coração e sabe que você está mentindo. Cuidado!! Você vai ser julgado por suas ações e vai colher o fruto dessa iniqüidade. Você pode enganar todo mundo, mas Deus não, Ele está olhando pra você agora e sabe tudo o que você está fazendo. Testemunhar falsamente traz conseqüências e terá condenação no dia final, tenha certeza. “A testemunha verdadeira não mente, mas a falsa se desboca em mentiras” Pv 14:5; 25; 24:28, 29. Sejam, portanto, verdadeiros em tudo irmãos e falem sempre o que é correto, pois Deus irá abençoar sua vida mais e mais. 

7. O que semeia contenda entre irmão


O que semeia (pessoa) contenda entre os irmãos e traz confusões para o meio da igreja, também é abominação ao Senhor. A bíblia diz : “ó quão bom e agradável é que os irmãos vivam em união” Sl. 133:1. O ódio, a soberba, o poder, e a ira suscitam contendas e brigas e coloca um contra o outro. Muitas pessoas para alcançar projeção em seus ministérios, criam situações para causar desconforto entre o líder e o liderado que querem atingir, pois sufocando a pessoa que é empecilho para a ascensão do desejo carnal e humano, torna-se mais fácil subir e aparecer. Há muitos ministérios na igreja, e muitos dons, o problema é que muitos querem o que não é seu, e não foi nem será dado por Deus. Dom é algo específico e vem de Deus, muitas coisas são aprendidas, mas o dom vem de Deus. Muitos fazem confusão por desejar o que é dos outros, mas não prosperam, pois, não são abençoados por Deus. Tudo o que é mal dura pouco, cai em ruína.Veja alguns versículos: Pv. 110:12; 13:10; 15:18; 29:22;16:28;18:6; Rm.13:13.

"O cobiçoso levanta contendas, mas o que confia no Senhor prosperará" Pv.. 28:25.

“O ciúme e ganância pelas coisas alheias gera atritos e contendas,quando fugimos do maledicente,acaba com a fofoca” Pv. 26:20.

Como servos de Deus precisamos andar íntegros perante Deus. A humildade e a verdade devem estar sempre em nós. Quando fazemos o caminho contrário às promessas de Deus, praticamos abominação.

Os nossos caminhos devem ser guiados à luz da palavra e os nossos pensamentos renovados pela palavra e guiados pelo Espírito, Rm. 12:1,2. Quando nos afastamos da presença do Senhor, nos tornamos alvos de contra-ataques infernais. Satanás acha lugar em nossas atitudes e pensamentos, e usa nossas fraquezas pra nos destruir, infelizmente, muitas cristãos tem sido alvos fáceis para satanás e tem se achado abominação ao Senhor. A bíblia é muito clara quando afirma o que Deus abomina, está explicito ao cristão como se comportar diante de Deus, pois Ele é Soberano e Todo-Poderoso. Deus conhece o nosso coração e nossas atitudes e julga a todos com equidade e justiça. 

Nossa vida com Deus é um reflexo da nossa vida diária. Nossas atitudes demonstram como vão os nossos pensamentos, o nosso corpo reflete o nosso interior, e a nossa boca fala do que está cheio o nosso coração.

Boa coisa é agradar ao Senhor e achar prazer n'Ele, Pv. 11:20 diz: "abomináveis são os perversos de coração, mas os que andam em integridade são o seu prazer" , a integridade deve ser vivida e praticada todos os dias, em nosso falar ,agir e pensar, pois Deus conhece o coração do homem. Deus merece honra, e glória e louvor em tudo o que fazemos. Quando honramos a Deus com as nossas atitudes, Ele nos abençoa sobremaneira. Seja um servo fiel, seja desejável para Deus.

domingo, 19 de maio de 2013


TUDO é possível ao que crê. Mas essa crença requer observâncias a certas regras para tornar o TUDO possível.
O Deus-Filho veio ao mundo para remover pecados e servir como Intercessor junto ao Deus-Pai. Mas somente para os que Lhe obedecem.
Portanto, Jesus é A Oferta do Deus-Pai para salvar ao que crê e é A Oferta daquele que crê para entrar na presença do Deus-Pai. Efésios 2.18
Jesus é o Véu Rasgado que permite acesso dos Seus servos ao Santo dos Santos.Hebreus 10.20
Três vezes o SENHOR Deus disse:
Ninguém apareça de mãos vazias perante Mim. Êxodos 23.15; 34.20; Deuteronômio 16.16.
Significa dizer que é impossível entrar na presença do Deus-Pai sem a oferta.
Toda a oferta apresentada ao Deus-Pai tem de simbolizar Jesus.
Se a oferta provém de um coração limpo, representa Jesus e o ofertante é aceito diante do Deus-Pai.
Se a oferta provém de um coração impuro, o ofertante não é aceito diante do Deus-Pai.
Em outras palavras: a vida cristã depende da oferta.
Meu Pai procura verdadeiros adoradores, disse Jesus. Ou seja, Meu Pai procura ofertantes.
Não se trata de dinheiro, bens móveis ou imóveis. Mas de algo que prove a dedicação sincera do coração.
Adoradores que O adorem em espírito e em verdade.
Cristãos que usem o intelecto (espírito, fé inteligente) e em verdade, isto é, através de Jesus (A Verdade).
Verdadeiros adoradores são verdadeiros ofertantes.
Falsos adoradores são falsos ofertantes.
Ninguém pode servir (ofertar-se, entregar-se) a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir (ofertar-se, entregar-se) a Deus e às riquezas. Lucas 16.13
Essa é a razão de muitos "cristãos" serem fracassados. Suas ofertas não têm simbolizado o Senhor Jesus.
"Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores."João 4.23
Em outras palavras, Jesus é O Caminho, A Oferta Viva, Limpa e Perfeita para o acesso à presença do Deus-Pai.

sábado, 30 de março de 2013

A Roupa da Mulher Cristã

 

É pecado a mulher usar calça comprida?


O apóstolo João diz que "o pecado é a transgressão da lei" (I Jo.3.4). Logo, apenas aquilo que é proibido pela Lei de Deus, revelada nas Escrituras, é pecado.

Como a Bíblia não proíbe o uso de calça por parte da mulher (afinal, nem mesmo existia calça naquela época), nós não podemos dizer que isso é pecado. As roupas variam de acordo com a época e a cultura dos povos, e não devemos estabelecer regras desnecessárias com respeito a esse assunto.

Apesar disso, a Bíblia tem algo a dizer sobre nossas vestes:

"Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)" (I Tm.2.9-10).

"Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus" (I Pe.3.3-4).

O ensino central dessas passagens é que nossas roupas, tanto as dos homens como as das mulheres, devem ser decentes, reguladas pelo bom senso e pelos princípios gerais da Palavra de Deus. Ou seja, não devem ser roupas que possam levar outros ao pecado, como a inveja e a lascívia. Além disso, não devemos nos preocupar demasiadamente com a forma com que nos vestimos, usando roupas e jóias caras, com o fim de sermos vistos. Pelo contrário, nossa preocupação principal deve ser com nosso interior, que é o que realmente importa para Deus.

Regras não bíblicas para regular a forma como nos vestimos são totalmente ineficazes. O pecado começa sempre no coração (Mt.15.19) e regras exteriores não podem resolver esse problema. Muitas mulheres que não usam calça, sob a alegação de que isso é muito sensual, usam saias ou vestidos bastante curtos ou com cortes enormes que ficam muito mais escandalosos, provando a ineficácia de tais mandamentos humanos.

Encerro com as seguintes palavras do apóstolo Paulo:

"Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade" (Cl.2.20-23)

O Trabalho das Mulheres Cristã

No evangelho. Há muitas maneiras nas quais mulheres podem servir no evangelho. Lucas 2:36-38 menciona que Ana orava continuamente. Nenhuma responsabilidade maior do que a oração existe e as mulheres têm o direito igual ao dos homens a se aproximarem do trono de Deus em oração.
As mulheres podem ensinar. Enquanto não pode ter autoridade sobre os homens, a mulher cristã pode e deve ensinar outras mulheres e crianças (Tito 2:3-5), e se ela mantém um espírito humilde, pode também ajudar os homens a entenderem melhor as Escrituras (Atos 18:24-26). No primeiro século, as mulheres profetizavam (Atos 2:17-18; 21:9), isto é, revelavam a vontade de Deus pela inspiração do Espírito Santo. Débora, no Velho Testamento, era uma mulher bastante procurada por causa de seu sábio aconselhamento. A fé de Timóteo foi atribuída à influência de sua mãe e avó, as quais eram devotas. As mulheres cristãs devem conhecer as Escrituras e serem capazes de mostrar humildemente qual é a vontade de Deus.
O Novo Testamento ressalta freqüentemente o trabalho que as mulheres faziam, sem especificar exatamente qual era esse trabalho (Romanos 16:12; Filipenses 4:2-3; Atos 1:14; 9:2; 17:12). As mulheres devem trabalhar para encorajar, admoestar e edificar.
Através do exemplo de uma vida espiritual, as mulheres devem adornar o evangelho de Cristo (Tito 2:3-5). Pedro mostra que as mulheres devem dar mais importância ao caráter interior e menos à aparência externa (1 Pedro 3:1-6). Tanto os homens quanto as mulheres devem ser o sal da terra e a luz do mundo (Mateus 5:13-16). Enfim, mulheres e homens são iguais diante de Deus e ambos têm maneiras importantes pelas quais devem servir a Deus (Gálatas 3:28).
No serviço. Quando lembramos que Jesus disse que o maior no reino de Deus será aquele que serve (Marcos 10:35-45), então parece muito provável que as pessoas maiores no reino têm sido as mulheres. A Bíblia menciona várias mulheres, por exemplo: Dorcas, que continuamente praticava ações de bondade e caridade (Atos 9:36-39); uma Maria que "muito trabalhou por vós" (Romanos 16:6); Febe que servia à igreja de Cencréia (Romanos 16:1-2); e Maria, irmã de Marta e de Lázaro, que ungiu o corpo de Jesus para seu sepultamento (Marcos 14:3-9). A Bíblia raramente menciona mulheres cristãs sem falar sobre suas boas obras (1 Timóteo 2:9-10; 5:10).
No lar. Deus criou a mulher porque viu que o homem precisava de uma companheira (Gênesis 2:18-24). Homens e mulheres são dependentes uns dos outros (1 Coríntios 11:11). As esposas têm responsabilidade especial como donas de casa (1 Timóteo 5:14; Tito 2:3-5). Provérbios 31 fala extensamente sobre a bênção que uma boa esposa é para o seu esposo.
As mães têm um papel muito importante na educação de seus filhos. É triste que a sociedade moderna desdenhe as mulheres que devotam tempo integral à criação dos filhos e ao cuidado do lar, e exalte as mulheres que dão mais importância às suas carreiras profissionais. Uma esposa e mãe devota está entre as maiores bênçãos que uma sociedade pode ter e devemos criar nossas filhas para desejarem desempenhar esse papel. Timóteo ajudou grandemente os irmãos, no primeiro século, em parte por causa da influência de sua mãe e de sua avó. Ser uma boa mãe é um trabalho especialmente importante das mulheres cristãs (1 Timóteo 2:15; 5:10,14).
Conclusão
Os homens e as mulheres devem ser igualmente ativos na obra de Deus. Nenhum deles deve fazer o que Deus não lhes atribuiu, mas quando cada um trabalha dentro do papel que Deus ordenou, o nome do Senhor será glorificado e sua obra cumprida.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Ás vezes choramos



Muitos ficam angustiados, achando que o mundo todo lhes cai na cabeça e isso só acontece consigo e não acontece com os outros.
Fecham-se e choram penalizados por si mesmos, pelo que estão passando, acham que Deus os esqueceu, que “Ele não me ama”, “não agüento mais Senhor” e coisas desse tipo.
Na verdade choramos por muitas coisas e na maioria das vezes choramos pelas coisas erradas.
A Bíblia nos ensina que devemos nos examinar, olhar para o nosso interior e perscrutar o profundo do nosso coração, e então perceber o que fizemos ou vivemos durante toda a nossa vida.

Se você fizer isso vai descobrir que a maior parte das suas dores foram causadas por decisões erradas que você tomou, e principalmente por não conhecer e não seguir a vontade de Deus na sua vida.

O caminho de Deus é perfeito para cada um de nós, mas nós achamos que o nosso é melhor e seguimos quase sempre pelo nosso, ou então queremos dar uma “ajuda” para Deus na hora de decidir as coisas.
Abraão fez isso. Não esperou o tempo e a vontade de Deus e gerou Ismael junto com Hagar a Egípcia.
De Ismael veio um povo que se tornou inimigo ferrenho do povo de Israel, os Ismaelitas, dos quais descendem os atuais Árabes.
Quando o Senhor Jesus diz no sermão do Monte: Bem aventurados (felizes) os que choram porque serão consolados (Mt 5:4), Ele não está falando dos que choram por causa das suas dores, pelo que sofreu ou perdeu na vida, ou pelas decepções e frustrações sofridas durante a caminhada.
O mundo todo chora por essas coisas e nem por isso são bem aventurados (felizes).
O Senhor Jesus pregou o sermão do monte para aqueles que O seguiam, para os que acreditavam que Ele era o Messias, O Enviado de Deus para nos reconciliar com o Pai , pois o homem se afastou de Deus e a maioria ainda vive em inimizade com Ele.
Ele estava falando de outra coisa, de outro tipo de choro, não para os que estão no mundo, que não aceitam a sua vontade, mas para os que o conhecem, o amam o obedecem a sua Palavra.

“BEM AVENTURADOS (felizes) OS QUE CHORAM POR CAUSA … DOS SEUS PECADOS” !
POIS O CHORO SIGNIFICA QUE VOCÊ SE EXAMINOU, E DESCOBRIU QUE É GRANDE PECADOR, E SE ARREPENDEU DE TUDO O QUE FEZ NA VIDA ; COISAS QUE FOI CONTRA A VONTADE DO SENHOR!

Examine-se ! , olhe para dentro de você, olhe para o seu passado, para as decisões erradas que você tomou!
Olhe também para os seus sentimentos, desejos de vingança, de ódio, desejos impuros, pensamentos que se fossem manifestos e as pessoas “ouvissem” fariam você corar de vergonha.
Todos os dias sentimos e pensamos coisas que não se pode expressar, pois as vezes até matamos pessoas que não gostamos, desejamos o mal, odiamos, temos pensamentos impuros, egoístas, e tantos sentimentos errados que nos passam e nos afastam da santidade e da perfeição de Deus.
Ao se examinar profundamente, e também à sua vida, então chore pelo que você é!
Chore por todos os seus pecados e seus erros durante a vida!
Chore por que desobedeceu a Deus e não fez a vontade Dele!
Chore porque as suas dores foram causadas por não conhecer os caminhos Dele, mas por andar nos seus próprios caminhos !!!
Chore porque confiou nos homens e não em Deus !
Chore porque confiou em você mesma muitas vezes e não quis saber o que Deus queria !
Chore ao ver que Deus é SANTO e você tem tanta imperfeição !
Chore, e se arrependa, e peça perdão à Ele pelos seus muitos pecados !
Chore também, por que, apesar disso tudo que você fez e que você é, Ele te ama com um amor imenso, e você não tem nada que possa mostrar para justificar tão grande amor que Ele mostrou por ti!
Chore porque não há nada que você possa fazer para pagar, ou devolver, ou retribuir por um amor tão grande !
Chore porque apesar de ser tão miserável como nós somos, Ele ainda nos ama e nos quer com Ele, e veio morrer em teu lugar e em meu lugar, pagando a sentença de morte que o pecado trouxe ao homem, para nos restaurar para Deus !
Chore porque você não entende esse amor e não sabe mais o que fazer… e eu também não!
Com certeza, se você chorar pelo motivo certo, as suas dores vão passar e Deus vai ser verdadeiramente o seu primeiro amor !
E você vai sentir o amor que Ele tem por ti, e a paz te envolverá de tal maneira que você vai desejá-la sempre! Vai querer estar perto Dele sempre !
Se chorarmos pelo motivo certo, que são os nossos pecados, querendo ser libertos do mal que há em nós, como nos ensina o apóstolo Paulo em Romanos 7: 14 a 25, (abaixo) então vamos ver cumprido em nós o texto que o Senhor Jesus pregou no Sermão do Monte: Felizes os que choram, porque serão consolados !!
Sim, o Espírito Santo de Deus virá sobre a sua vida e te encherá da alegria do Senhor. Haverá consolo em teu coração e a tua alma estará serena diante dos sofrimentos e das provações, pois saberás que Ele nunca te deixará, jamais te abandonará.
No mais, espere no Senhor, alegre-se porque o Senhor de todo o Universo te ama !
Busque o Senhor com todo o teu coração e Ele te ouvirá, e virá para saciar a tua sede de paz e te dará a Alegria da salvação, a qual nunca deveria ser abandonada pelos filhos de Deus!!
Hoje ao orar, chore pelos motivos certos! Examine-se e verás quantas coisas precisam ser lavadas pelas suas lágrimas.
Tenha certeza que o Senhor te ouvirá e te limpará, te ajudará nas suas dificuldades e te abençoará com alegria.
Deus vos abençoe grandemente !