sábado, 30 de março de 2013

A Roupa da Mulher Cristã

 

É pecado a mulher usar calça comprida?


O apóstolo João diz que "o pecado é a transgressão da lei" (I Jo.3.4). Logo, apenas aquilo que é proibido pela Lei de Deus, revelada nas Escrituras, é pecado.

Como a Bíblia não proíbe o uso de calça por parte da mulher (afinal, nem mesmo existia calça naquela época), nós não podemos dizer que isso é pecado. As roupas variam de acordo com a época e a cultura dos povos, e não devemos estabelecer regras desnecessárias com respeito a esse assunto.

Apesar disso, a Bíblia tem algo a dizer sobre nossas vestes:

"Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)" (I Tm.2.9-10).

"Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus" (I Pe.3.3-4).

O ensino central dessas passagens é que nossas roupas, tanto as dos homens como as das mulheres, devem ser decentes, reguladas pelo bom senso e pelos princípios gerais da Palavra de Deus. Ou seja, não devem ser roupas que possam levar outros ao pecado, como a inveja e a lascívia. Além disso, não devemos nos preocupar demasiadamente com a forma com que nos vestimos, usando roupas e jóias caras, com o fim de sermos vistos. Pelo contrário, nossa preocupação principal deve ser com nosso interior, que é o que realmente importa para Deus.

Regras não bíblicas para regular a forma como nos vestimos são totalmente ineficazes. O pecado começa sempre no coração (Mt.15.19) e regras exteriores não podem resolver esse problema. Muitas mulheres que não usam calça, sob a alegação de que isso é muito sensual, usam saias ou vestidos bastante curtos ou com cortes enormes que ficam muito mais escandalosos, provando a ineficácia de tais mandamentos humanos.

Encerro com as seguintes palavras do apóstolo Paulo:

"Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade" (Cl.2.20-23)

O Trabalho das Mulheres Cristã

No evangelho. Há muitas maneiras nas quais mulheres podem servir no evangelho. Lucas 2:36-38 menciona que Ana orava continuamente. Nenhuma responsabilidade maior do que a oração existe e as mulheres têm o direito igual ao dos homens a se aproximarem do trono de Deus em oração.
As mulheres podem ensinar. Enquanto não pode ter autoridade sobre os homens, a mulher cristã pode e deve ensinar outras mulheres e crianças (Tito 2:3-5), e se ela mantém um espírito humilde, pode também ajudar os homens a entenderem melhor as Escrituras (Atos 18:24-26). No primeiro século, as mulheres profetizavam (Atos 2:17-18; 21:9), isto é, revelavam a vontade de Deus pela inspiração do Espírito Santo. Débora, no Velho Testamento, era uma mulher bastante procurada por causa de seu sábio aconselhamento. A fé de Timóteo foi atribuída à influência de sua mãe e avó, as quais eram devotas. As mulheres cristãs devem conhecer as Escrituras e serem capazes de mostrar humildemente qual é a vontade de Deus.
O Novo Testamento ressalta freqüentemente o trabalho que as mulheres faziam, sem especificar exatamente qual era esse trabalho (Romanos 16:12; Filipenses 4:2-3; Atos 1:14; 9:2; 17:12). As mulheres devem trabalhar para encorajar, admoestar e edificar.
Através do exemplo de uma vida espiritual, as mulheres devem adornar o evangelho de Cristo (Tito 2:3-5). Pedro mostra que as mulheres devem dar mais importância ao caráter interior e menos à aparência externa (1 Pedro 3:1-6). Tanto os homens quanto as mulheres devem ser o sal da terra e a luz do mundo (Mateus 5:13-16). Enfim, mulheres e homens são iguais diante de Deus e ambos têm maneiras importantes pelas quais devem servir a Deus (Gálatas 3:28).
No serviço. Quando lembramos que Jesus disse que o maior no reino de Deus será aquele que serve (Marcos 10:35-45), então parece muito provável que as pessoas maiores no reino têm sido as mulheres. A Bíblia menciona várias mulheres, por exemplo: Dorcas, que continuamente praticava ações de bondade e caridade (Atos 9:36-39); uma Maria que "muito trabalhou por vós" (Romanos 16:6); Febe que servia à igreja de Cencréia (Romanos 16:1-2); e Maria, irmã de Marta e de Lázaro, que ungiu o corpo de Jesus para seu sepultamento (Marcos 14:3-9). A Bíblia raramente menciona mulheres cristãs sem falar sobre suas boas obras (1 Timóteo 2:9-10; 5:10).
No lar. Deus criou a mulher porque viu que o homem precisava de uma companheira (Gênesis 2:18-24). Homens e mulheres são dependentes uns dos outros (1 Coríntios 11:11). As esposas têm responsabilidade especial como donas de casa (1 Timóteo 5:14; Tito 2:3-5). Provérbios 31 fala extensamente sobre a bênção que uma boa esposa é para o seu esposo.
As mães têm um papel muito importante na educação de seus filhos. É triste que a sociedade moderna desdenhe as mulheres que devotam tempo integral à criação dos filhos e ao cuidado do lar, e exalte as mulheres que dão mais importância às suas carreiras profissionais. Uma esposa e mãe devota está entre as maiores bênçãos que uma sociedade pode ter e devemos criar nossas filhas para desejarem desempenhar esse papel. Timóteo ajudou grandemente os irmãos, no primeiro século, em parte por causa da influência de sua mãe e de sua avó. Ser uma boa mãe é um trabalho especialmente importante das mulheres cristãs (1 Timóteo 2:15; 5:10,14).
Conclusão
Os homens e as mulheres devem ser igualmente ativos na obra de Deus. Nenhum deles deve fazer o que Deus não lhes atribuiu, mas quando cada um trabalha dentro do papel que Deus ordenou, o nome do Senhor será glorificado e sua obra cumprida.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Ás vezes choramos



Muitos ficam angustiados, achando que o mundo todo lhes cai na cabeça e isso só acontece consigo e não acontece com os outros.
Fecham-se e choram penalizados por si mesmos, pelo que estão passando, acham que Deus os esqueceu, que “Ele não me ama”, “não agüento mais Senhor” e coisas desse tipo.
Na verdade choramos por muitas coisas e na maioria das vezes choramos pelas coisas erradas.
A Bíblia nos ensina que devemos nos examinar, olhar para o nosso interior e perscrutar o profundo do nosso coração, e então perceber o que fizemos ou vivemos durante toda a nossa vida.

Se você fizer isso vai descobrir que a maior parte das suas dores foram causadas por decisões erradas que você tomou, e principalmente por não conhecer e não seguir a vontade de Deus na sua vida.

O caminho de Deus é perfeito para cada um de nós, mas nós achamos que o nosso é melhor e seguimos quase sempre pelo nosso, ou então queremos dar uma “ajuda” para Deus na hora de decidir as coisas.
Abraão fez isso. Não esperou o tempo e a vontade de Deus e gerou Ismael junto com Hagar a Egípcia.
De Ismael veio um povo que se tornou inimigo ferrenho do povo de Israel, os Ismaelitas, dos quais descendem os atuais Árabes.
Quando o Senhor Jesus diz no sermão do Monte: Bem aventurados (felizes) os que choram porque serão consolados (Mt 5:4), Ele não está falando dos que choram por causa das suas dores, pelo que sofreu ou perdeu na vida, ou pelas decepções e frustrações sofridas durante a caminhada.
O mundo todo chora por essas coisas e nem por isso são bem aventurados (felizes).
O Senhor Jesus pregou o sermão do monte para aqueles que O seguiam, para os que acreditavam que Ele era o Messias, O Enviado de Deus para nos reconciliar com o Pai , pois o homem se afastou de Deus e a maioria ainda vive em inimizade com Ele.
Ele estava falando de outra coisa, de outro tipo de choro, não para os que estão no mundo, que não aceitam a sua vontade, mas para os que o conhecem, o amam o obedecem a sua Palavra.

“BEM AVENTURADOS (felizes) OS QUE CHORAM POR CAUSA … DOS SEUS PECADOS” !
POIS O CHORO SIGNIFICA QUE VOCÊ SE EXAMINOU, E DESCOBRIU QUE É GRANDE PECADOR, E SE ARREPENDEU DE TUDO O QUE FEZ NA VIDA ; COISAS QUE FOI CONTRA A VONTADE DO SENHOR!

Examine-se ! , olhe para dentro de você, olhe para o seu passado, para as decisões erradas que você tomou!
Olhe também para os seus sentimentos, desejos de vingança, de ódio, desejos impuros, pensamentos que se fossem manifestos e as pessoas “ouvissem” fariam você corar de vergonha.
Todos os dias sentimos e pensamos coisas que não se pode expressar, pois as vezes até matamos pessoas que não gostamos, desejamos o mal, odiamos, temos pensamentos impuros, egoístas, e tantos sentimentos errados que nos passam e nos afastam da santidade e da perfeição de Deus.
Ao se examinar profundamente, e também à sua vida, então chore pelo que você é!
Chore por todos os seus pecados e seus erros durante a vida!
Chore por que desobedeceu a Deus e não fez a vontade Dele!
Chore porque as suas dores foram causadas por não conhecer os caminhos Dele, mas por andar nos seus próprios caminhos !!!
Chore porque confiou nos homens e não em Deus !
Chore porque confiou em você mesma muitas vezes e não quis saber o que Deus queria !
Chore ao ver que Deus é SANTO e você tem tanta imperfeição !
Chore, e se arrependa, e peça perdão à Ele pelos seus muitos pecados !
Chore também, por que, apesar disso tudo que você fez e que você é, Ele te ama com um amor imenso, e você não tem nada que possa mostrar para justificar tão grande amor que Ele mostrou por ti!
Chore porque não há nada que você possa fazer para pagar, ou devolver, ou retribuir por um amor tão grande !
Chore porque apesar de ser tão miserável como nós somos, Ele ainda nos ama e nos quer com Ele, e veio morrer em teu lugar e em meu lugar, pagando a sentença de morte que o pecado trouxe ao homem, para nos restaurar para Deus !
Chore porque você não entende esse amor e não sabe mais o que fazer… e eu também não!
Com certeza, se você chorar pelo motivo certo, as suas dores vão passar e Deus vai ser verdadeiramente o seu primeiro amor !
E você vai sentir o amor que Ele tem por ti, e a paz te envolverá de tal maneira que você vai desejá-la sempre! Vai querer estar perto Dele sempre !
Se chorarmos pelo motivo certo, que são os nossos pecados, querendo ser libertos do mal que há em nós, como nos ensina o apóstolo Paulo em Romanos 7: 14 a 25, (abaixo) então vamos ver cumprido em nós o texto que o Senhor Jesus pregou no Sermão do Monte: Felizes os que choram, porque serão consolados !!
Sim, o Espírito Santo de Deus virá sobre a sua vida e te encherá da alegria do Senhor. Haverá consolo em teu coração e a tua alma estará serena diante dos sofrimentos e das provações, pois saberás que Ele nunca te deixará, jamais te abandonará.
No mais, espere no Senhor, alegre-se porque o Senhor de todo o Universo te ama !
Busque o Senhor com todo o teu coração e Ele te ouvirá, e virá para saciar a tua sede de paz e te dará a Alegria da salvação, a qual nunca deveria ser abandonada pelos filhos de Deus!!
Hoje ao orar, chore pelos motivos certos! Examine-se e verás quantas coisas precisam ser lavadas pelas suas lágrimas.
Tenha certeza que o Senhor te ouvirá e te limpará, te ajudará nas suas dificuldades e te abençoará com alegria.
Deus vos abençoe grandemente !